Campanha de incentivo à leitura

Olá pessoas. Hoje eu venho com um post diferente, notem que não comecei reclamando de nada e nem pretendo fazer isso mais pra frente. Sem mais delongas, vim aqui responder um meme literário a que fui indicada duas vezes: pela Pam do Frango e também pela Rafaela do Liso e Enrolado. Obrigada, Pam e Rafaela! Demorei um pouco para responder, mas antes tarde do que nunca.

memeleitura

As regras são:

1. Responder a pergunta: “Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?”
2. Indicar 10 blogs para fazer o meme – é expressamente proibido oferecer o laço “a quem quiser pegar” sem indicar seus blogs primeiro. Ou seja, é somente por indicação.
3. Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.

Quando li essa pergunta o primeiro nome que me veio a cabeça foi Harry Potter, seguido por Percy Jackson. Penso que se uma pessoa não tem costume de ler, não seria uma boa ideia indicar pra ela uma série de 7 livros e outra de 5, sendo que ambas as séries possuem livros com um número considerável de páginas. Isso pode assustar. Então usando um pouco de bom senso, revirei a minha memória literária (e minha página do Skoob) e acabei encontrando exatamente o que procurava: um livro leve, viciante, bem escrito e de fácil leitura. Minha indicação é:

Poderosa do Sérgio Klein

Eu não sei se vocês já ouviram falar de Poderosa, mas aqui vai um resumo rápido: conta a história de uma garota chamada Jona Dalva que tem o poder de transformar em realidade tudo que escreve com a mão esquerda. Eu conheci Poderosa lá pelos meus 11/12 anos e não me lembro muito bem onde, provavelmente foi em algum comercial ou revista tipo Atrevidinha (sim, eu assinava Atrevidinha, há!).

É o primeiro livro de uma série composta por cinco livros. A parte mais legal é que apesar de tecnicamente ser uma série, os livros são bem independentes entre si. Cada livro tem uma nova história central e uma nova reviravolta na vida de Joana Dalva.

Por isso penso que seja perfeito pra quem está começando a ler, já que você tem a liberdade de parar no primeiro livro e não tem a obrigação de ler a continuação para saber o final da história. Você só lê se gostar muito do primeiro livro e quiser conhecer um pouco mais dos personagens e ver a Joana Dalva em outras aventuras.

Poderosa tem uma narrativa fácil e viciante e apesar de ser considerada por muitos uma série mais infantil do que juvenil eu recomendo pra todos, independente da idade. É uma leitura que realmente vale a pena, onde Sérgio Klein conseguiu equilibrar os dramas adolescentes com problemas adultos, causas sociais e até um tantinho de romance. Tudo isso do ponto de vista de uma protagonista extremamente cativante e com um fator aventura que só torna tudo mais interessante.

Curiosidade: Achei que seria legal compartilhar o primeiríssimo livro que eu li: As Meninas Exemplares da Condessa de Ségur. Esse na verdade também foi o primeiro livro que a minha mãe leu lá pelos seus 8 anos. Quando eu estava aprendendo a ler ela o encontrou e me deu de presente. Percebam que tem toda uma simbologia por trás. Ela costumava ler pra mim em voz alta enquanto eu tentava assimilar o som com as palavras escritas, até que em um belo dia eu disse: “Manhê, eu também quero ler!” E pronto, peguei o livro da mão dela e fui lendo aos tropeços frase por frase em voz alta. Eu fiz isso até que consegui ler o livro inteiro sem tropeçar em nenhuma palavra. Foi assim que o vício começou.

Indico o meme para:

– Jenniffer Yara do Meu Outro Lado
– Raah Dias do Ma Petit
– Monique Premazzi do Secrets of a Little Girl
– Dud’s do Red Behavior
– Claris Ribeiro do Plasticodelic
– Isabela de Melo do Vanilla Mousse
– Juliana do Crazy Costumes
– Nathy do Minha Forma de Expressão

Se vocês já fizeram esse meme ou não gostam de responder memes, aceitem minhas mais sinceras desculpas e podem ignorar a indicação. Até o próximo post (que eu espero que não demore 15 dias pra ser publicado como esse aqui).

24 Responses to “Campanha de incentivo à leitura”


  1. 1 suka-chan (@heysuuka) 12/02/2013 at 14:16

    Já tinha ouvido falar desse livro “Poderosa”, inclusive, não sei em que blog que eu li que indicaram esse livro pra esse meme também :B HEHE

    E que legal esse primeiro livro que tu leu! O primeiro livro que eu li foi o que a minha mãe também leu, que foi “Poliana”. Eu ate que gostei do livro, mas na época não tinha entendido nada -QQ Tive que ler de novo e parei na metade do Poliana 2 … Tenho que arranjar um tempo pra terminar de ler ele…

    http://rascunhosdasuuka.com/

    • 2 mariellapops 12/02/2013 at 16:40

      Eu nunca li Pollyana, minha mãe achava chato e conservador demais e depois que eu “cresci” nunca me interessei o suficiente pra ler. Se ajuda, eu já li O Pequeno Príncipe rs.

  2. 3 Pam 12/02/2013 at 20:03

    Eu também ~enrolei~ pra responder o meu uahauah
    Dos dois livros que você citou, só conheço Poderosa. Li quando estava no ensino fundamental. Uma colega comprou, e emprestou para todas as ~amigues~da época. Li em dois dias. Depois, visitei a FNAC da Paulista e lá li o segundo, mas parei por ai :/ Gostaria de continuar, mas nunca mais vi nem pra comprar, quem dirá pra pegar emprestado :s
    Beijos!

    • 4 mariellapops 13/02/2013 at 00:22

      Eu lembro que foi bem difícil achar os últimos livros pra comprar. Eu tive que ligar em todas as livrarias da cidade até conseguir achar uma que tivesse pra vender. E depois disso eu nunca mais vi nem o primeiro em nenhuma livraria. Uma pena, porque o livro é ótimo 😦

      Beijos e obrigada pelo meme 🙂

  3. 5 rafaela 13/02/2013 at 00:49

    Oioi, muito legal sua indicação… Digamos que eu ainda torça o nariz pra esse livro pela propaganda dele hehe já viu? desvaloriza um tico a história
    Mas já que tu indicou, vou tentar ler
    Beijos

  4. 7 Vitória Refati 13/02/2013 at 10:53

    Já li todos da série, em 2011 ainda… É tão leve e bom de ler, né? Realmente um ótimo livro pra quem vai começar a ler… Menina, eu tenh oque responder esse meme logo! Faz mais de um mês que me indicaram, e eu só to enrolando, hauhus
    Ah, e achei super legal o primeiro livro que tu leu ter sido o mesmo da tua mãe:)
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    • 8 mariellapops 13/02/2013 at 17:34

      É muito leve, você nem vê o tempo passando enquanto está lendo. Por isso eu amo essa série, é ótima pra se distrair.
      Relaxa, eu também demorei quase 20 dias pra responder esse meme rs.

  5. 9 Kelly Costa 13/02/2013 at 15:52

    Acho muito legal essas campanhas sobre livros, porque eu amo ler também, nossa, minha casa é tipo.. uma biblioteca! Mas isso se dá porque minha tia é bibliotecária ae sabe como é u.u

    • 10 mariellapops 13/02/2013 at 17:40

      Quando eu era pequena eu falava que quando crescesse ia ser bibliotecária. Deve ser muito legal trabalhar cercada de livro, né? Uma pena que eu sou super alérgica D:
      Mas eu ainda quero ter uma pequena biblioteca na minha casa, um quarto cheio de livros. Sonho.

  6. 11 Isabela de Melo 13/02/2013 at 16:18

    Ay, obrigada pela indicação. ❤ Farei o post, com certeza.

    Eu já li esse Poderosa (o 1 e o 2) nos meus 12/13 anos, como você. Lembro que amei. Indiquei pra todas as minhas amiguinhas. Haha. É um ótimo infanto-juvenil.

    //spoiler time//
    Lembro de uma parte, na qual o irmão da protagonista põe as cinzas da avó no liquidificador, achando que é achocolatado. Traumatizei pra sempre.

    • 12 mariellapops 13/02/2013 at 17:43

      Eu também indiquei pra todo mundo na época e o mais legal é que as minhas amigas seguiram minha indicação e também amaram.
      Eu lembro disso também, acho que é uma das partes mais engraçadas do livro. E depois ele ainda joga as cinzas na pia falando que o chocolate estava estragado rs.

      Fico feliz que você tenha gostado da indicação 🙂

  7. 13 Monique Premazzi 13/02/2013 at 18:39

    APAIXONADA por esse meme! Muito obrigada pela indicação, Mari *-* Amei mesmo, de verdade e logo logo vou postá-lo lá no blog. Adorei a indicação de Poderosa, foi o primeiro livro que eu comprei na vida ❤

    Beijos,
    Monique ❤

  8. 15 Pâmela Fardin 14/02/2013 at 13:34

    Que lindo *–* Pelo que eu me lembro, meu primeiro livro foi O pequeno Príncipe, além dos clássicos da Disney, que eram cheios de figuras 🙂
    Gostei do meme ^^

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

  9. 17 Dud's 17/02/2013 at 02:28

    oi querida,
    adorei esse meme, muito obrigada por ter me indicado 😀 Farei com certeza.
    Tambem ouvia muito falar no Poderosa na Atrevidinha e na Witch hahaha mas nunca cheguei a ler, agora voltei a ter curiosidade. O Meninas eu não conhecia, mas também parece bom.
    boa semana
    ;**

    PS: o meu blog na verdade se chama Red Behavior, mas eu não fiquei braba nem chateada. Achei graça hahahah sério :DD

    • 18 mariellapops 17/02/2013 at 19:55

      Ops, olha eu aqui passando vergonha rs Mas tenho justificativa: terminei de escrever o post de madrugada (morrendo de sono) e o Dexter do layout me deixou com o “bad” na cabeça.
      Mas já arrumei =)
      E que bom que você gostou do meme!

  10. 19 Ju (@juh_ines) 19/02/2013 at 14:56

    Li poderosa no ano passado, achei bem legal, ele é infantil mas não deixa de ser bom é realmente uma boa indicação pra quem esta começando a ler, eu fiquei com muita vontade de ler a continuação, mas acabei deixando de lado. Depois deste post , minha curiosidade voltou.
    Obrigada pelo meme, eu adorei !!!!

    http://crazy-costumes.blogspot.com.br

  11. 21 Claris Ribeiro 20/02/2013 at 01:18

    Adorei você ter me indicado no meme! Vou fazer no próximo post, sem falta! 😀
    Já vi esse livro em algum lugar, mas não lembrava o tema dele, gostei, fiquei até com vontade de ler! Agora já estou aqui pensando em qual indicar! Meu Deus! AHSUAHUSHAUSHAUSH

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*

  12. 23 Claris Ribeiro 22/02/2013 at 03:43

    Passando rapidinho para avisar que tem meme para você no blog. Espero não importar com a indicação, escolhi blogs que eu realmente gosto, e acho que seria legal para interagir!

    Beijos! :*


(Gente,se vocês colocarem o e-mail serão redirecionados para uma página de login do Gravatar. Então é só deixar o campo "e-mail" em branco, ok?)

Mariella

"But Mariella just smiled as she skipped down the road because she knew all the secrets in her world."

@mariellapops

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

bloglovin

