Sobre Gossip Girl e despedidas

***Esse post contém spoilers do series finale de Gossip Girl*** 

 Aqui estou eu fazendo uma coisa que nunca pensei que faria: me despedindo de Gossip Girl. Mesmo quando saiu a notícia de que a sexta temporada seria a última, nunca me imaginei fazendo posts emocionais sobre a série, porque ultimamente eu a assistia mais por hábito e pelo o que um dia ela significou pra mim. Foi a primeira série que assisti “pra valer” e que me fez ficar viciada em séries de um modo geral. E mais do que isso, fez parte do final da minha infância e quase toda a minha adolescência.

  Depois de seis temporadas GG já estava desgastada, respirando por aparelhos. Não parecia ter mais nada para contar que fosse relevante e caia em um círculo vicioso que sempre acabava em “Pra onde vamos viajar nesse verão?”.  A primeira e a segunda temporada (e arrisco dizer a terceira) foram as melhores e mais marcantes pra mim. As temporadas em que eu ficava esperando ansiosamente pelo próximo episódio e sonhava em viver no Upper East Side.

 Da quarta em diante a coisa foi esfriando. Foi nesse ponto que eu passei a assistir GG sem levar nada muito a sério. Assistia pra me distrair e tentava ignorar os pontos negativos. 45 minutos de diversão e nada mais que isso, porque eu sei que se levasse a sério me decepcionaria. Mesmo com todos os defeitos me sinto orgulhosa (sou uma sobrevivente!) em dizer que em nenhum momento pensei em desistir. Pelo contrário, queria ir até o fim. Era uma questão de honra.

Após muita divagação, voltemos ao assunto principal: o series finale. Sou completamente franca em dizer que essa sexta e última temporada não estava lá aquelas coisas. Tivemos episódios divertidos – alguns mais do que outros -, mas o problema era que a série  não parecia estar perto de seu fim definitivo. Não estava com o menor clima de encerramento.

Um dos meus grandes problemas com a série, e algo que meu lado crítico fazia questão de me lembrar constantemente, era que nenhum dos personagens evoluía. Um bom exemplo disso é Blair Waldorf, tão amada por todos por ser a menina má do high school. Ela cresceu, virou adulta e continuou sendo a menina má do high school, usando esquemas e chantagens para resolver até problemas profissionais.

Isso era um fenômeno que atingia todos os personagens. Não poupava ninguém, até que veio Dan, vulgo Lonely Boy. Dan mudou e amadureceu e isso foi extremamente explorado durante essa temporada. Ele definitivamente não era o mesmo garoto do Brooklyn da primeira temporada. E foi a partir de Dan que esse episódio final teve o diálogo que eu esperei seis temporadas para ouvir:

Blair: “So i guess that means it’s all over now. Now we can all grow up and move on?”
Dan: “Yes. Gossip Girl is dead.”

O fim da Gossip Girl. O fim de um ciclo e a oportunidade para que todos deixassem de lado os antigos hábitos da adolescência. O momento de libertação em que eles estavam livres para amadurecer e finalmente virar gente grande (e parar de acessar um blog de fofocas).

E por incrível que pareça Dan, o eterno Lonely Boy, e pessoalmente o personagem de que sempre menos gostei foi o grande destaque desse final. Não cheguei a chorar, porém admito que senti um aperto no coração quando percebi que aquele seria o último episódio de Gossip Girl que eu veria. Realmente o último. Mais uma coisa que marcou minha adolescência tendo um ponto final. Só que diferente dos Upper East Siders, eu ainda não me sinto pronta pra crescer.

Momentos do episódio que valem a pena ser citados:

– Os comentários e caras e bocas das pessoas quando descobriram quem era a Gossip Girl.
– O impagável “I always tought it was Dorota.” da Blair.
– Serena dizendo que pensava que GG era Eric e que depois chegou a pensar que fosse Rufus. Rufus achando que era o Nate. Não teve como não rir.
– Rachel Bilson fofa aparecendo ao lado de Kristen Bell (que pra quem não sabe é a “voz” da Gossip Girl).
– Serena pagando de carente por atenção e casando com o próprio stalker (desculpa, não resisti).

ps: Não, não amei tudo em relação ao episódio final da série. Tiveram alguns furos que eu optei por relevar ao deixar a fangirl dentro de mim falar mais alto. Pensando friamente, até mesmo a revelação da Gossip Girl só faz sentido se você  levar em conta  apenas a sexta temporada. O que eles construíram nessa temporada levava a essa resposta, mas analisando a série como um todo talvez fique um pouco difícil de engolir a tal pessoa como a GG. Mas pra mim foi mais simples deixar o lado crítico um pouco de lado e encarar o episódio como sendo o final de uma das minhas séries preferidas e só. Bem menos estressante do que ficar procurando provas da incoerência do final em temporadas passadas ou xingando a série em todas as redes sociais. Make love, not war.

8 Responses to “Sobre Gossip Girl e despedidas”


  1. 1 Monique Premazzi 24/12/2012 at 09:11

    Que post mais fofo! Adorei o que você disse. Eu sei que pode ser bem desgastante depois que uma série perde o que tinha de bom, mas não podemos abandoná-la na pior hora, certo? Isso serve para qualquer coisa. Eu espero de coração não me sentir assim em relação a The Vampire Diaries, porque eu realmente mato e morro por aquela série. Ok, eu acabei de ver um post sobre o assunto, mas não li por contar o episódio final e eu ainda não vi. Alias, vou começar a ver GG agora que acabou, porque não tinha coragem antes. Espero é ter paciencia para encarar seis temporadas e tantos episódios.

    Beijos,
    Feliz natal e um ótimo ano novo! ❤

    • 2 mariellapops 28/12/2012 at 03:16

      Obrigada =)
      Ai, eu já estou ficando um pouco cansada de The Vampire Diaries. Realmente espero que a série melhore depois do hiatus. Ainda bem que eu não tenho o costume de abandonar séries que eu assisto a mais de 2 temporadas. Gosto de ir até o fim (mesmo sofrendo de tédio em alguns casos).
      Gossip Girl é uma delícia pra assistir em maratona. Principalmente nas primeiras temporadas você vai assistindo, assistindo e quando vê já acabou. De qualquer maneira, boa sorte com isso.
      Beijos!

  2. 3 Dud's 27/12/2012 at 12:43

    oi querida,
    não acompanhei GG, então não sei dizer se o final esclareceu tudo ou não :S Mas sei como é quando eu seriado que a gente ama termina 😦
    boa semana
    ;*

    • 4 mariellapops 28/12/2012 at 02:00

      Nem me fala, essa semana Merlin também acabou =(
      É horrível quando as séries que eu amo terminam, mesmo quando é “necessário”, nem gosto de pensar.
      Beijos!

  3. 5 Kelly Costa 30/12/2012 at 20:00

    Nha eu assisti até a metade da segunda temporada, porém eu não curto muito essas séries, pois são fofocas e eu detesto isso, e as pessoas se mostram muito fúteis nessas séries.

    • 6 mariellapops 31/12/2012 at 02:10

      Os personagens são realmente fúteis e isso só vai piorando com o passar das temporadas. Eu não me importo muito com esse lado da série, acho bem divertido até, mas entendo você.
      Beijos!

  4. 7 Dani Ramona 15/01/2013 at 15:46

    Mano, eu AMO Gossip Girl! hahaha É a única série que eu assisti até o final mesmo e tals.
    Confesso que também achei a 6ª temporada bem fraca. Acho que por ter tido poucos episódios, acabou ficando meio xoxa, o que era pra ser a melhor, já que era a ultima.
    E também achei incoerente o Dan ser a Gossip Girl.
    Mas o que eu esperei 6 temporadas pra acontecer, aconteceu: O Chuck e a Blair se casaram. Então isso já anula qualquer parte ruim da serie hahaha

    Beijos.

    • 8 mariellapops 17/01/2013 at 03:16

      Ah, no geral eu até que gostei do final sim. Ficou um clima de encerramento no ar que eu achei super bonitinho.
      Apesar de tudo, vou sentir de GG, depois de seis anos acompanhando é estranho ter que se despedir.
      Beijos!


(Gente,se vocês colocarem o e-mail serão redirecionados para uma página de login do Gravatar. Então é só deixar o campo "e-mail" em branco, ok?)

Mariella

"But Mariella just smiled as she skipped down the road because she knew all the secrets in her world."

@mariellapops

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

bloglovin

