Sobre testes vocacionais

Eu nunca fui muito decidida em relação a minha profissão. Em um dia eu queria ser psiquiatra e no outro eu queria ser jornalista. Desde o ano passado eu penso em fazer um teste vocacional para pelo menos ter um direcionamento, porém eu sempre acabava adiando. Imagina a minha felicidade ao ver que a minha escola nova tinha uma psicóloga disponível para testes vocacionais.

Como os horários da psicóloga eram super disputados, acabei demorando quase 5 meses para concluir o teste. O teste vocacional que eu fiz é dividido em 3 etapas: as duas primeiras são as perguntas e a terceira é a devolutiva, onde você recebe o resultado do teste.

Quando comecei a fazer o teste admito que não coloquei muita fé que aquilo chegaria em algum lugar. Eram perguntas banais -em certo ponto até um pouco idiotas- e o questionário parecia nunca ter fim. Eu fiz o que a psicóloga recomendou e não pensei muito para responder o questionário, apenas colocava a primeira coisa que aparecia na minha mente.

Fui conversar com a psicóloga para receber a devolutiva com a certeza de que daria algo bem absurdo, tipo astronauta. A minha surpresa é que o teste fez bastante sentido e bateu com todas as profissões que eu já havia considerado. O resultado foi esse:

Essas foram as áreas em que eu obtive maior pontuação. Depois disso a psicóloga fez uma relação de todas as profissões que mais combinavam com o meu resultado. Segundo ela Direito seria a melhor opção, pois relaciona as 3 primeiras colocações de maneira equilibrada. Envolve escrita, comunicação e pesquisas históricas.

Minha mãe e meu pai acham que Direito seria a opção ideal para mim. Logo após eu ter feito o teste fiquei durante um mês decidida de que Direito era a minha escolha. Mas sinceramente, eu não sei mais de nada. Nos últimos dias comecei a considerar História, e depois pensei em Linguística…estou perdida. De novo.

Às vezes eu queria ser uma daquelas pessoas que com 5 anos dizem que querem ser tal coisa e passam o resto da vida repetindo isso. A vida parece ser bem mais fácil para elas. Eu não quero tomar a decisão errada e me arrepender depois. Eu conheço pessoas que tiveram que mudar de curso pelo menos umas 3 vezes para finalmente se acharem. E eu também conheço pessoas que escolheram a profissão errada e por não querer admitir o erro levaram o curso adiante, e hoje são super infelizes. Eu não quero isso para mim.

Eu só quero tomar a decisão certa, e principalmente, eu quero acertar de primeira. Será que é pedir muito?

24 Responses to “Sobre testes vocacionais”


  1. 1 Kelly Costa 12/07/2012 at 20:14

    Hmm só profissão mara hein? KK

  2. 3 Thamiris Sgalbiero (@ThamiRamalho) 12/07/2012 at 20:59

    Onde você fez o teste? Eu fiz pela internet, mas sei lá… Não confiei muito.

  3. 6 Be Miller 13/07/2012 at 11:43

    Acho que é sempre bom procurar fazer testes com si mesmo, e se não der certo, você volta atrás. Melhor voltar e arriscar, do que ser infeliz!

    Beijos! ♥
    Pós Florescer.

  4. 8 Jaque 13/07/2012 at 14:30

    Nossa deve ser bem complicado isso. Minha amiga também está na mesma situação. Quero ser arquiteta desde os 10 anos e não consigo me imaginar fazendo outra coisa.
    xoxo

    Quinze Desejos

  5. 10 Jeniffer 13/07/2012 at 15:15

    Ah, eu sei muito bem como é isso, tentei duas vezes em dois anos o vestibular pra um curso que eu achava ser o certo, mas não era, e eu lá no fundo sabia disso, só que fui teimosa e meio que perdi dois anos, sendo que eu poderia ter tentado Letras de cara e ter passado já que minha pontuação foi boa pro curso, esse ano tentarei pra Letras, mas como sou muito azarada, não sei o que vai acontecer, é uma decisão tão importante escolher algo que vamos fazer por um bom tempo, mas temos tempo e eu sempre fui confusa e muito indecisa, é preciso escolher e ter certeza do que se quer logo, assim sabemos o caminho certo para percorrer ;}

    Beijos
    Meu outro lado

  6. 12 Aline 13/07/2012 at 16:07

    Escolher a profissão é muito complicado! Deve ter sido bom ter feito esse teste! Mais eu tenho certeza que minha profissão vai ser escrever romances. 🙂
    Um beijinho. ❤

    OBS: Tem selinho pra você lá no blog.
    http://chuvinhadeoutubro.blogspot.com.br/2012/07/top-5-livros-que-eu-quero-ler.html

    • 13 mariellapops 13/07/2012 at 16:54

      Pra ser bem sincera, desde bem pequena eu sei o quero fazer: eu quero ser escritora. O problema é que eu preciso de uma opção real e que dê dinheiro, porque viver da escrita é muito complicado. A não ser que você dê muita sorte, né? Então eu preciso de uma faculdade, uma profissão que dê dinheiro pra depois apostar na escrita. Ah, obrigada pelo selinho :3

  7. 14 Dani Ramona 13/07/2012 at 18:18

    Cara, estamos lascadas.
    Eu já fiz teste vocacional, mas pela internet mesmo. Uns 500 hahah
    Ah, eu a vida inteira quis ser Designer mas agora estou em dúvida. Ou seja, não adiantou de nada eu ficar repetindo isso duahsidhaisho
    Não sei porque, mas você tem cara de quem faz direito mesmo.
    Btw, não faça só porque seus pais disseram, corra para o lado que você no mínimo -mesmo que você não tenha certeza- acha que vai dar certo.

    Também to morrendo de medo dessa coisa de der repente ter que ficar mudando de curso. Vai ser muito sofrimento se isso acontecer !

    Boa sorte pra nós!
    Bj

    • 15 mariellapops 13/07/2012 at 18:37

      Esse foi um dos motivos de eu ter ficado em dúvida com Direito: meus pais falando que era o que eu tinha que fazer.
      Boa sorte mesmo!

  8. 16 Isabela Godoy 13/07/2012 at 20:35

    Eu também sou como você era: muito indecisa. Pretendo cursar algo relacionado a moda!

    Beijos.
    http://www.deliriosdegarota.com/

  9. 18 Luísa 13/07/2012 at 21:48

    Oi!
    Já vou começar o comentário dizendo que ele vai ficar bem grandinho 🙂
    Não sei onde vi seu blog (provavelmente em algum outro que eu fui comentar..), mas logo de cara, quando vi “sendo mariella” já comecei a cantarolar: “Mariella, Mariella, aaaah my pretty baby girl” e fiquei me perguntando se o nome do seu blog tinha alguma relação com a música da Kate Nash. Entrei pra conferir e… sim. Curti muito e acabei lendo alguns outros posts além desse. Não sou muito boa em separar assuntos, creio que você entenderá tudo, então vamos lá.

    Eu também sempre fui muito confusa com essas coisas de escolher profissão, com os mesmos medos. É horrível pensar em escolher o curso errado, seguir a carreira errada e ser infeliz no emprego. Não, isso nunca! Por isso resolvi escolher a faculdade primeiro, pra depois escolher o curso. Não é o mais certo a fazer, afinal, se eu não passar depois de tentar trocentas vezes, vou voltar na dúvida. Mas tá, hoje eu já sei o curso que vou fazer, ainda bem. Fica calma, não fica aflita por experiências de terceiros. Claro que elas são importantes, mas o único jeito de saber se é o certo, é arriscando!

    Ultimamente tenho passado pelo mesmo problema com a escrita, e é um SACO quando isso acontece. Escrever é uma delícia, porém escrever sob pressão é péssimo, é o fim! E você tem sorte por isso não ter refletido nas suas notas, porque nas minhas… Acho que talvez isso passe. Pelo menos eu espero que passe.

    Adoro séries, principalmente as de comédia e policiais. Minha série favorita é Friends :3, mas como eu já acabei de ver, agora estou assistindo Criminal Minds, Cougar Town, 2 Broke Girls e estou igual louca procurando por todas as temporadas de Full House! Mas vou tentar baixar Community pra ver. O problema é que eu não apago as séries do computador, aí não tem mais espaço pra nada. Preciso de coragem pra apagar o que eu já vi, haha.

    Eu costumava ter mais momentos depressivos, agora eles são menos frequentes. A solução? Terapia. Uma vez por semana vou na psicologa e isso me ajudou muito. Eu ia quando era menor, e também achava entediante. Eu espero que nesse segundo semestre eu comece com a acupuntura.
    Hoje os blogs estão muito diferentes, e eu preferia como era há 3 anos atrás. Em todo lugar que eu entro vejo moda e livros. Não que eu não goste de moda e de livros, mas eu prefiro os blogs como eram antes: “diários” que serviam pra falar das nossas experiências do dia-a-dia. Não sites pra promover editoras, maquiagem e marca de sapato/roupa/acessórios. Com certeza esse foi um dos motivos de eu ter gostado tanto daqui.

    Pronto, acabei! Tentei ser o mais organizada o possível.
    PS: Tenho uma compulsão por “mas” “porém” e afins. Eu sei que é muito chato, -mas- desconsidere, por favor.

    Beijos de luz ><

  10. 20 Yuu 14/07/2012 at 01:23

    Decidir a carreira que você vai seguir não é fácil. Acho que todos nós passamos por essa indecisão e mudanças de ideia. Eu já quis ser médica, estilista, atriz, arquiteta, advogada, jornalista… E tomei minha decisão final aos 45min do segundo tempo (no primeiro bimestre do último ano do Ensino Médio [!]), optando por Letras. Não fiz teste vocacional, apenas segui meus instintos, baseada pelo meu vício por leitura, e por gostar sensação do meu ego inflado toda vez que alguém me dizia que eu escrevia bem. Estou no segundo ano da faculdade e tenho certeza de que fiz a escolha certa.

    Fiquei muito feliz quando vi o resultado do seu teste vocacional, de verdade. Conheço muita gente inclinada para área de Letras, mas por conta da atual desvalorização do curso, acaba escolhendo outra coisa, tipo Jornalismo ou Direito. Eu tenho orgulho da faculdade que escolhi. Por isso, se você quiser tirar dúvidas, conversar, e ter uma perspectiva mais ampla sobre, pode me procurar, está bem? Letras engloba morfossintaxe, linguística e literatura, então seria uma ótima escolha. 🙂

    E uma última coisa: não se deixe abalar pelo que os outros vão dizer. Trata-se da sua vida, seus interesses, sua carreira e seu futuro. Minha família desdenhou da minha escolha quando tomei minha decisão, e quiseram me fazer mudar para Engenharia. Hoje eu levanto o dedo do meio para eles (com perdão do termo).

    Boa sorte! Beijos.

    • 21 mariellapops 15/07/2012 at 00:14

      Eu cheguei a pensar em Letras, mas assim como História, as pessoas costumam dizer que não é uma profissão de verdade e você vai morrer de fome depois de formada. Às vezes eu acho que as pessoas julgam demais e desvalorizam demais certos cursos, e querendo ou não, isso acaba pesando na minha decisão.
      Pode deixar que eu se tiver alguma dúvida, irei procurar por você. Obrigada mesmo!

  11. 22 soremembertolive 17/07/2012 at 15:35

    Oi!
    Bom, essa coisa de escolher faculdade é complicadérrima. Eu não passei por todo esse problema, mas conheço pessoas que passaram. Eu nunca tive ideia do que queria fazer, até eu começar a fazer técnico. Fiz técnico em Alimentos, e isso me deu alguma ideia do que eu gosto ou não. Decidi fazer Farmácia e passei dois anos dizendo que faria mesmo. Resolvi tirar 6 meses pra mim, e fazer outras coisas que eu queria, então só vou entrar na faculdade agora. A questão é que eu sou ~pobre~ e dependo do Prouni pra isso. As inscrições começaram, e no meio delas, eu percebi que com a minha humilde nota, não conseguiria fazer exatamente o que eu queria. Então, troquei minha segunda opção para Biomedicina. Passei e descobri que é mais próximo da área que eu quero do que Farmácia. Essa é a minha história.
    Eu acho que você deve pesquisar, e conversar com pessoas das áreas que você curte. É difícil lidar com expectativa dos pais, mas quem precisa escolher é você. É claro que ninguém quer errar na escolha, mas se acontecer, nunca é tarde pra parar e recomeçar em outra coisa. Eu, pelo menos, penso assim.

    Desejo que você consiga fazer a melhor escolha possível 🙂

    Beijos!

    • 23 mariellapops 18/07/2012 at 02:06

      Eu até considerei fazer técnico, mas vi que nenhum dos cursos era minha praia. Obrigada pelos conselhos, e boa sorte na faculdade!


  1. 1 Sobre aquela página de diário « Sendo Mariella Trackback on 08/10/2012 at 22:11

(Gente,se vocês colocarem o e-mail serão redirecionados para uma página de login do Gravatar. Então é só deixar o campo "e-mail" em branco, ok?)

Mariella

"But Mariella just smiled as she skipped down the road because she knew all the secrets in her world."

@mariellapops

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

bloglovin

