Sobre o problema da escrita

Eu não sei o que está acontecendo comigo ultimamente, mas ando sentindo dificuldade em escrever. Não consigo explicar direito o que é e nem por que isso está acontecendo. Só sei que cada vez que tento escrever alguma coisa (seja um post, uma página no meu diário, um recado em um post-it) as palavras parecem fugir de mim.

Eu já tinha notado isso nas últimas redações que entreguei antes das férias. Entendam: eu não gosto de escrever sob pressão, e parecia que a cada redação que eu era obrigada a escrever e a cada tema que não despertava meu interesse, eu ia escrevendo cada vez pior. Isso não chegou a refletir nas minhas notas e eu pensei que quando as férias começassem tudo isso sumiria. O problema é que não sumiu.

Eu não quero que vocês pensem que eu acho que escrevo super bem e esteja sendo metida, pelo contrário. Para falar a verdade eu acho tudo o que eu escrevo uma droga, mas isso talvez seja a minha falta de amor próprio falando mais alto. A verdade é que independente se eu escrevo bem ou não: eu gosto de escrever.

Eu não sei se é porque eu me sinto mais confortável escrevendo, não tenho tanto receio de falar o que penso. Existem certas conversas que eu prefiro ter pessoalmente, quando você pode ver a expressão da pessoa e ter uma ideia geral se ela está gostando do que você está dizendo ou não. Mas se o assunto for sentimentos (principalmente os meus): sou mil vezes melhor escrevendo.

Espero que isso só seja uma fase, uma espécie de bloqueio, e que melhore com o passar dos dias. Espero que quando as aulas voltarem eu não tenha que escrever mais nenhum conto de fadas ou fábula (POR FAVOR!). Eu realmente espero que as palavras voltem a ser minhas amigas. Porque vocês não tem noção de como eu amo escrever.

Música do post: Kate Nash – Birds

39 Responses to “Sobre o problema da escrita”


  1. 1 Kelly Costa 08/07/2012 at 02:00

    Ah eu já tive muito disso :/ É muito ruim, ainda mais para quem tem escola, blog entre outras coisas. Mas tomara que tudo se resolva para você.

  2. 3 suka poynter uzumaki (@heysuuka) 08/07/2012 at 07:49

    eu gosto de escrever, na vdd eu escrevo todo dia, seja um post, ou um conto, ou um pedaço de uma fic… mas eu tbm sempre acho que ta horrível, uma bosta dai eu nem posto em lugar nenhum, fica la arquivada pra quem sabe um dia eu melhorar né hihi :3
    mas é vdd, sempre nos damos melhor escrevendo sobre sentimentos pq é o que estamos sentindo, ali na hora, então é claro que você vai achar o texto melhor né? isso é meio psicológico eu li uma vez hehe
    isso é fase viu? logo passa, fica vendo hihi :3
    eu recomendo ler, ler de tudo que a vontade de escrever sobre tudo tbm volta :} bjbj

    http://rascunhosdasuuka.com

    • 4 mariellapops 09/07/2012 at 00:47

      Ultimamente eu parei um pouco com a leitura. Antes eu era muito viciada, lia uns 15 livros por mês rs. Acho que vou voltar a ler – talvez não tão loucamente – para ver se ajuda um pouco. Obrigada pelas dicas 🙂

  3. 5 Jaque 08/07/2012 at 13:40

    É horrível isso né? Ás vezes acontece comigo, eu tenho o que escrever, tenho a ideia, estou inspirada, mas ainda falta algo. Espero que passe logo.
    xoxo

    Quinze Desejos

    • 6 mariellapops 09/07/2012 at 00:48

      É, isso que é o pior: eu quero escrever, mas no meio do caminho parece que está faltando alguma coisa. É uma droga.

  4. 7 Beatriz 08/07/2012 at 18:08

    Sabe, eu também tenho em sentido assim. Tenho sem inspiração. E eu também odeio escrever sobre pressão. Fazer qualquer coisa sobre pressão. Odeio pressão u_u

    Espero que voltemos a escrever o mais rápido possível :]

    • 8 mariellapops 09/07/2012 at 00:49

      Odeio pressão com todas as minhas forças, mas ultimamente parece que eu estou sendo pressionada de todos os lados. Também espero que a nossa inspiração volte 🙂

  5. 9 Beatriz 08/07/2012 at 18:10

    Tenho ficado sem inspiração* oops, rs

  6. 10 Nathy 09/07/2012 at 01:07

    Eu tenho uma certa dificuldade com as palavras ou melhor com a escrita. Mais tento ao maximo escrever “certinho” rs
    As palavras as vezes somem assim mesmo, é um momento que nos falta inspiração. O jeito é relxar ouvir uma boa musica, quando a vontade de escrever aparecer, seja rápido e escreva aquilo que tua mente diz..

  7. 12 Amanda Vasconcelos 09/07/2012 at 05:09

    Realmente é muito ruim isso. Eu sou um caso sério de falta de inspiração! É muito difícil eu ter inspiração para sair algo bom de mim. Mas eu sempre consigo boas notas em redações. Espero que seu “tempo” passe logo.

    Beijos

  8. 14 @BehMiller 09/07/2012 at 11:06

    Eu espero mesmo que você melhore. Ás vezes é algo que a gente não sabe que existe. Sabe, tem tanta doença que aparece sem avisar. As tristezas também. Pode ser isso. Ás vezes você se sente mal em relação á alguma coisa, mas não sabe admitir, e isso lhe faz mal. :3

  9. 16 Dani Ramona (@daniramona) 09/07/2012 at 15:53

    Já passei por isso, e sei o quanto é complicado.
    Quando isso aconteceu comigo, eu estava com depressão, inclusive foi um dos motivos que me levou a perceber que eu estava doente.
    Espero que não seja o mesmo com você. Mas de qualquer forma, tente se concentrar, respirar fundo, e contar até 10 toda vez que for escrever. E tenta não ficar pensando que você ‘não está mais conseguindo escrever’.
    E aproveita agora nas férias pra escrever bastante! Mete o loco no bloco de notas e escreve tudo o que der vontade, mesmo que você perceba que está ficando uma merda, escreva. Pelo o que você disse, acho que você não gosta de escrever contos/fábulas, mas eles são bons para a exercitar a mente e a criatividade. Ajuda nisso! Me ajudou muito a voltar ter a manha de escrever. Outra coisa que super me ajudou também, foi o blog.
    Boa sorte!
    Bj

    http://suicide-queen.com

    • 17 mariellapops 09/07/2012 at 16:44

      Eu fui diagnosticada com depressão o ano passado, porém não tive saco para ficar indo ao psicólogo toda semana e parei com o tratamento. Depois disso eu fiquei algum tempo tomando florais, e até que eles ajudaram. O problema é que como eu não me “tratei” tenho medo que isso esteja ficando pior. Às vezes eu tenho umas crises e isso está me preocupando. Mesmo assim, obrigada pelas dicas.

  10. 18 Rita Araújo 09/07/2012 at 19:35

    Oi Mariella… É a primeira vez que venho aqui no seu blog. Que bonito! Bem leve. Já amei bastante esse seu primeiro post. Isso aconteceu comigo esse ano. Fiquei tensa. Até meus pensamentos não estavam com linearidade. Bem, eu pensei isso. Acontece que as outras pessoas continuaram me elogiando e cheguei a conclusão de que poderia ser coisa da minha cabeça. De qualquer forma, mantenho-me sempre escrevendo qualquer coisinha para não perder a prática e, óbvio, ler ajuda muito. Essa fase vai passar, você vai ver. Quando nos vemos diante de obrigações, realmente, o bloqueio chega perto da gente. Fique tranquila. 🙂 Tá tendo um concurso lá no blog…

    http://gabipuppe.blogspot.com.br

    • 19 mariellapops 10/07/2012 at 00:29

      Obrigada pelos elogios 🙂
      E você tem razão, isso pode acontecer com todo mundo. Eu tinha parado de ler, mas aproveitar as férias e voltar com esse hábito. Pode ser que ajude.
      Beijos e já estou indo conferir o concurso!

  11. 20 Dud's 09/07/2012 at 22:53

    oi querida,
    acho que estás passando por um bloqueio criativo mesmo. O jeito é fazer outras coisas divertidas e esquecer que “tem que escrever”. As ideias voltarão normalmente 😀
    boa semana
    ;*

  12. 22 Lari Miguel 10/07/2012 at 13:36

    Olá você,
    eu nunca tive esse seu probleminha, mas tenho outro problema parecido, A PREGUIÇA DE ESCREVER, SDHUDASHUHDAS, na escola, em todo o lugar !
    Ninguém gosta de escrever por pressão, deixa um pouco essa “obsessão” de ter que escrever no seu blog, e preste atenção, quando tiver mais distraída com algo, naquilo que mais acha interessante ou que você acha que dá em um post ! Uma vez, eu fiz um post sobre “COMO FRITAR SEU OVO E ELE FICAR ESPETACULAR”, KKKKKKKKKKK
    Beijos ❤

    • 23 mariellapops 10/07/2012 at 22:40

      Às vezes bate uma preguiça mesmo, não vou negar. O pior é que eu nem tenho “obsessão” por postar no blog, eu só posto quando tenho assunto ou estou com vontade de reclamar de alguma coisa (como nesse post).
      Mas isso que você disse é verdade. Adorei o título do seu post kkk
      Beijos!

  13. 24 Aline 10/07/2012 at 15:17

    Ai, amor eu já me senti assim, e logo passa! Eu também amo escrever, parece que depois disso eu me sinto aliviada ou algo do tipo. Fica tranquila, e enquanto não consegue escrever, faça outras coisas que te deixem feliz! *–*
    Um beijnho. ❤

  14. 26 Raah 10/07/2012 at 15:59

    Olá Marina! Meu problema não é nem não ter o que escrever. É esquecer o que eu ia escrever, rs. Ultimamente ando com um caderninho do lado da cama, porque na maioria das vezes eu tenho uns surtos de imaginação quando estou dormindo, mas quando acordo já esqueci tudo! lol
    Também não consigo escrever sobre pressão. Me dei super mal no último ENEM por conta disso, e olha que o tema da redação foi super fácil. Mas foi bem difícil pra mim, as palavras não fluíam! :/

    Beijos e boa semana!

    • 27 mariellapops 10/07/2012 at 22:47

      Eu fico preocupada com esse meu problema de não conseguir escrever sobre pressão por causa dos vestibulares e etc. E isso me deixa mais e mais nervosa.
      Eu também ando com um caderno de ideias pra textos, e minhas melhores ideias normalmente vem quando eu estou tomando banho.
      Beijos!

  15. 28 Luly 10/07/2012 at 18:03

    Sinto exatamente a mesma coisa ultimamente! Parece que as palavras me fogem e minhas redações saem uma mer**. Não que eu escreva muuuuuuito bem, mas geralmente eu consigo me “virar”. Adoro escrever e isso tem sido um pouco difícil pra mim. Por isso eu comecei a voltar a ler, peguei um livro na biblioteca da minha escola semana passada 🙂
    Bjs.

    docequintafeira.tk

  16. 30 Jeniffer 11/07/2012 at 11:06

    AH, eu também tenho esse tipo de bloqueio às vezes, mas é só uma fase, mesmo. Eu amo escrever também, não me acho muito boa, mas desde quando aprendi a escrever, amo isso, confesso que sou melhor nas palavras escritas do que ditas :/ rs
    E essa música da Kate é uma fofura ❤
    Beijos
    Meu outro lado

    • 31 mariellapops 11/07/2012 at 16:25

      Eu amo escrever, me sinto tão bem enquanto escrevo. Nem sei explicar direito.
      Ah, que música da Kate não é uma fofura? ❤

  17. 32 Renata Lima 11/07/2012 at 11:28

    Ando tendo o mesmo problema, às vezes sinto como se nunca mais as palavras conseguissem fazer sentindo nos meus textos. Ando forçando-me a por algo no papel e nada. Nulo, negativo.
    Acho o bloqueio uma droga, uma coisa chata. Mas que todos passam. Eu quero que passe, já vivi com isso antes.

  18. 34 Beatriz Andrade . 11/07/2012 at 16:06

    Talvez você possa estar sem criatividade. Tente fazer algo que goste, que te deixa feliz., logo, logo a inspiração volta. Mas se for mesmo de escrita, ler revistas, blogs, livros podem até ajudar a ter uma noção. Espero ter ajudado de algum modo 😉

    Beijos,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

  19. 36 Isabela Godoy 11/07/2012 at 17:17

    Eu amo escrever, mas isso já aconteceu comigo também! Concordo com a Beatriz, isso pode ser um problema de imaginação, tenta escrever sobre coisas que você gosta, quem sabe não ajuda?

    Beijo ♥♥
    http://www.deliriosdegarota.com/

  20. 38 Heloísa Bailarini 12/07/2012 at 21:18

    Ah, Marinex, mesmo com brancos você consegue escrever maravilhosamente bem. E relaxa, brancos vêm e vão, assim como os probleminhas na vida da gente. (brancos são problemas, então… rç). Eu já passei por isso, e creio que todos já passaram por isso alguma vez na vida. Sepá fazer o que eu fiz ajude: tenta ler mais, procure coisas em blogs alheios e arranje um jeito de por no papel sua opinião sobre aquilo, mesmo que fique uma bagunça. Dai, a partir da bagunça você acha um texto compreensível… Fuça nas coisas que você gosta, abre seu armário pra ver se tem alguma coisa que dá pra postar o quanto você gosta ou não da tal. Tipo isso. Comentário gigante, beijos. rs


(Gente,se vocês colocarem o e-mail serão redirecionados para uma página de login do Gravatar. Então é só deixar o campo "e-mail" em branco, ok?)

Mariella

"But Mariella just smiled as she skipped down the road because she knew all the secrets in her world."

@mariellapops

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

bloglovin

